Translate

Pão de Ló de amêndoa com ovos moles

 
Irra,bolinho pecaminoso... eu desconfiava que estava bom, mas não tão bom😂.
Dedididamente vou fazer cá para casa em tamanho xxl😂.
O bombeiro que vem buscar o meu pai anda sempre a petiscar nos meus bolinhos,volta e meia dizia nos meus anos ainda lhe cravo um bolinho e ria-se. Eu dizia e faço porque não,só preciso de saber quando é.
Até pensava que era dia 28 de Maio,afinal era 18 de Maio,quando perguntei se era a 28 respondeu 18... ups bolo da escola para fazer...
Diz ele:
-não faz mal menina( até me sinto uma jovem ao ser tratada assim😂), eu gosto muito de bolo de amêndoa e vou ver onde encontro um na pastelaria.
Nada disso eu disse que lhe fazia o bolo,eu faço, eu cá me oriento em questão de tempo.
Fui ao armário...ups,tinha pouca amêndoa, não podia ir ao supermercado que já tinha deitado os meninos( sinceramente pensei,fogo podia gostar de nozes ou avelãs,que tenho o armário cheio).
Sentei-me a olhar para o vazio... a minha teoria era fazer o meu pão de ló é substituir a farinha por farinha de amêndoa... mas, não chegava...
Bonito serviço... e agora? Bem talvez um pouco de farinha normal... mas depois também é muita... ao fim de muito matar a cabeça lá me enchi de coragem e pensei, amanhã no fim de deixares os meninos nas escola vais direta ao supermercado comprar amêndoa que isto vai correr mal😂.
Mas, felizmente o meu lema é do melhor.
Quem aos outros ajuda,Deus ajuda também.
E consegui uma massa muito boa, e fui na mesma ao supermercado comprar amêndoa mas para colocar no recheio😁.
Também tinha outro problema queria que a calda soubesse a amêndoa,mas não tinha essência de amêndoa. Á conversa com o meu Grilinho diz o Grilinho:
-Não disseste que tinhas Amaretto então usa um pouco,adicionas no fim na calda.
Porém,o álcool e eu em receitas... tinha que o ferver para evaporar o álcool e assim qualquer um come... e foi o que fiz.
Pronto, agora que já sabem a saga vou contar a receita,que já devem ter os olhos em bico,ou já deslizaram o cursor😂😂😂😂

Receita confecionada na Bimby e na Major Titanium

Ingredientes para a massa:
6 ovos
200 gr de açúcar
135 gr de amêndoa
65 gr farinha T55
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
Recorte um circulo de papel vegetal de forma a forrar o fundo da forma.
No copo limpo e seco da bimby coloque a amêndoa e pulverize 20 segundos velocidade 10.
Adicione a farinha de trigo e envolva 10 segundos, velocidade 5.
Na taça da major, insira a pinha e adicione os ovos e o açucar, bata durante 10 minutos( a massa deve fazer bolhas).
Ligue o forno a 180 graus.
Despeje o preparado numa taça e com a ajuda de uma vara de arames envolva a mistura de farinhas(use uma peneira de forma a arejar a farinha)
Por fim envolva o fermento e despeje na forma e leve ao forno a cozer a 180 graus, cerca de 35 minutos.
Deixe arrefecer uns minutos, passe uma faca entre o bolo e a forma e desenforme.
deixe arrefecer totalmente antes de usar.

Nota:se preferir bater na bimby, no fim de pulverizar a amêndoa retire e reserve.
Insira a borboleta, adicione os ovos e o açucár e programe 15 minutos, velocidade 3.
Depois programa 2 minutos, 37 graus, velocidade 3.
A mistura da farinha deve ser feita como expliquei inicialmente ou perdemos o arejamento da massa.

Ingredientes para a calda de Amaretto:
300 gr de água
115 gr de açúcar
30 gr de Amaretto

Preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 15 minutos, 120 graus, velocidade 1(sem copo de medida).
Retire e deixe arrefecer totalmente antes de usar.


Ingredientes para os ovos moles:
9 gemas
200 gr de açúcar
85 gr de água

Preparação:
Coloque no copo o açúcar e a agua e programe 15 minutos,120 graus,velocidade 1(sem copo de medida)
Retire o copo da base e a tampa, para que arrefeça mais rápido,e deixe arrefecer até aos 60 graus(cerca de 15 minutos, para arrefecer).
Corte as gemas com uma faca e passe por um passador de rede fino.
Deite um pouco da calda sobre as gemas e misture bem.
Insira a borboleta, programe 13 minutos, 100 graus, velocidade 1 e através do bocal adicione as gemas em fio.
Retire de imediato e deixe arrefecer totalmente.


Ingredientes para a montagem:
Pão de ló de Amêndoa
Calda de Amaretto
80 gr de amendoa palitada tostada (tostei no meu Alemão, microondas para quem não sabe. durante 12 minutos no programa forno)
Película aderente

Preparação.
Coloque a calda num pulverizador limpo.
Forre a forma em que cozeu o bolo com película aderente.
Divida o bolo ao meio com a ajuda de um serrote de pastelaria.
Coloque dentro da forma metade do bolo, regue abundantemente com a calda e cubra com metade dos ovos moles.
Disponha a amêndoa tostada e coloque a outra metade do bolo, regue abundantemente com a calda.
Coloque as pontas da película para cima do bolo e leve ao frigorífico por duas horas pelo menos(o motivo).
Desenforme sobre o prato de servir e cubra com os restantes ovos moles.
Se não pretender usar pasta de açúcar, toste mais 100 gr de amêndoa e disponha sobre o bolo.


No meu caso...Decorei com pasta de açúcar e com a ajuda deste video fiz um bombeiro(não ficou perfeito mas foi o melhor que consegui).

As imagens cedidas pelo Sr. Ruas

Claro, que vão ficar com nove claras no frigorífico, podem sempre fazer este molotof.


E aqui entre nós que ninguém nos ouve😂, estou a acabar de escrever a receita e o marido chega das compras com um kilo de amêndoas... não, sei não... acho que ainda tenho que ir repetir a dose😂






Comentários